A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AVALIAÇÃO PERIÓDICA REFLEXIVA

Autores/as

  • Talal Suleiman Mahmoud Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumen

A instituição de ensino exerce um papel vital no aprimoramento do saber e da Educação Ambiental (EA). A Constituição Federal de 1988 e a Lei 9.795/1999 asseguram o direito a um meio ambiente equilibrado e apoiam a integração da EA no ensino, entendendo a escola como disseminadora de conhecimento sobre a proteção ambiental. Este estudo consiste em uma avaliação da literatura qualitativa, realizada através da análise de conteúdo. Foram investigados artigos de revistas brasileiras, escolhidos em plataforma da CAPES, divulgados entre 2010 e 2025, com foco no tema "educação ambiental na escola". As análises se basearam em 78 artigos, os quais ratificaram que a EA é imprescindível para o cultivo de uma conduta ética e ações de proteção, mas encara sérias barreiras em sua execução. As adversidades compreendem a escassez de tempo, recursos, estímulo, formação adequada dos educadores e a limitação da interdisciplinaridade. Entende-se que, apesar de essencial e legalmente exigida, a EA ainda é aplicada lentamente e de maneira superficial nas escolas. Isso explicita a premente necessidade de métodos interdisciplinares para tratar as questões ambientais de maneira eficiente, assim como a demanda por ajuste na capacitação de docentes no ensino superior, habilitando-os a abordar a EA de forma interdisciplinar.

Biografía del autor/a

Talal Suleiman Mahmoud, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor Doutor, Laboratório Químico de Produtos Naturais e Síntese Orgânica, Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar - CPP-CEM/UFPR.

Publicado

2025-10-31

Cómo citar

Suleiman Mahmoud, T. (2025). A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AVALIAÇÃO PERIÓDICA REFLEXIVA . Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(2), 376–391. Recuperado a partir de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/2064