APLICATIVO ESCOLAR PARA FORTALECER A PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSTA E VALIDAÇÃO

Autores/as

  • Felipe Vieira Sobral
  • Eliana Santana Lisbôa Universidade Federal do Paraná

Resumen

A parceria entre família e escola configura-se como um fator essencial para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil, embora enfrente obstáculos recorrentes, como a limitação de tempo dos responsáveis e a informalidade nos canais de comunicação. Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento e validação do EduSocial, um protótipo de aplicativo móvel gratuito, concebido com o propósito de colaborar com essa relação por meio de uma comunicação mais estruturada, eficiente e acessível. A pesquisa foi conduzida com base na abordagem metodológica Design-Based Research (DBR), tendo como etapa inicial o levantamento de requisitos junto à comunidade escolar, o que orientou a concepção da solução. A etapa de validação foi realizada por meio de testes de usabilidade com discentes da área de computação, cujos resultados evidenciaram alta aceitação da proposta e desempenho satisfatório em funcionalidades-chave, como o envio de mensagens e publicações. Os resultados sugerem que o protótipo do EduSocial possui potencial significativo para ajudar na comunicação entre escola e família, configurando-se como uma solução promissora no contexto da educação infantil.

Biografía del autor/a

Felipe Vieira Sobral

Graduando em Licenciatura em Computação, UFPR, Palotina, Paraná.

Eliana Santana Lisbôa, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciência da Educação, na especialidade Tecnologia Educativa, UFPR, Palotina, Paraná.

Publicado

2025-10-31

Cómo citar

Vieira Sobral, F., & Santana Lisbôa, E. (2025). APLICATIVO ESCOLAR PARA FORTALECER A PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSTA E VALIDAÇÃO. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(2), 123–150. Recuperado a partir de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/2046