ALFABETIZAÇÃO DE IDOSOS: DESAFIOS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Ivone Pingoello Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo

O objetivo desse estudo é discutir possibilidades de uso do celular para alfabetizar idosos. A metodologia é bibliográfica exploratória, a fonte de dados são artigos, livros e documentos oficiais que traduzem o pensar contemporâneo em relação aos desafios enfrentados pelos idosos no uso das tecnologias digitais, com especial atenção para os idosos analfabetos Essa discussão é parte da fundamentação teórica de atividades de pesquisa vinculada a Universidade Estadual do Norte do Paraná, registrada no Secapee n. 6550, com o título ALMA: Alfabetização Mobile para Adultos e integra o GPTECOG - Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Processos Cognitivos. A busca pela resposta teórica se justifica pelo interesse em ampliar as possibilidades pedagógicas de erradicação do analfabetismo no Brasil, facilitando o acesso ao mundo letrado por meio do uso do celular que acumula funções variadas e múltiplos dispositivos que estão ao alcance dos idosos. As narrativas apontam para possibilidades reais de utilização do celular como instrumento de aprendizagem dos códigos escritos, considerando que a maioria dos idosos possuem celular e os utiliza diariamente, incluindo os analfabetos que usam as funções de áudio para se comunicarem. O celular é um meio viável para o domínio e desenvolvimento dos códigos linguístico e com ganhos efetivos para a inclusão digital.  

Biografia do Autor

Ivone Pingoello, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

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Publicado

09.10.2024

Como Citar

Pingoello, I. (2024). ALFABETIZAÇÃO DE IDOSOS: DESAFIOS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS . Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 8(2), 825–837. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1751