USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores/as

  • Letícia Mara Guimarães Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ)
  • Danielle da Costa Rubim Messeder dos Santos Universidade Federal Fluminense (UFF) https://orcid.org/0000-0002-2470-493X

Resumen

Os desafios relacionados ao Ensino de Química são os mais diversos, englobando currículos engessados, falta de formação continuada para os professores, metodologias pouco atrativas, etc. A ressignificação dos conteúdos químicos perpassa por processos de reflexão do fazer pedagógico, de forma a contextualizar os temas e prover ao aluno o domínio necessário para entender e transformar a presença da Química no seu cotidiano. Nesse sentido, os jogos surgem como ferramenta pedagógica em potencial, por seus aspectos lúdicos e motivacionais. Assim, o presente estudo descreve o desenvolvimento de um produto educacional – um livro de jogos – e os resultados qualitativos obtidos através da sua aplicação em duas turmas do nono ano do Ensino Fundamental e três turmas do Ensino Médio, em uma escola particular localizada em Valença/RJ, no ano de 2021. Os dados coletados quanto aos aspectos relacionados à participação, estado de motivação e aprendizagem de conceitos indicam que o produto educacional aqui estudado destacou maior efetividade em alunos do nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio. As turmas de segundo e terceiro anos do Ensino Médio não foram impactadas de forma substancial pela proposta lúdica, sendo necessárias outras estratégias de ensino.

Biografía del autor/a

Letícia Mara Guimarães, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ)

Mestra em Química pela Universidade Federal Fluminense (PROFQUI). Assistente Executiva - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

Danielle da Costa Rubim Messeder dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense. Professora Associada IV - Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2025-07-08

Cómo citar

Guimarães, L. M., & da Costa Rubim Messeder dos Santos, D. (2025). USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(1), 111–126. Recuperado a partir de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1390

Número

Sección

Artigos