Sobre la revista
Foco e Escopo
A Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE), ISSN 2526-9542, de periodicidade semestral, aceita artigos resultantes dos processos de desenvolvimento e/ou análise e implementação de produtos educacionais, além de pesquisas teóricas e/ou empíricas na área de Ensino, voltadas ao contexto educacional em seus diferentes níveis e modalidades.
Com base no documento de área – Ensino (2013), entende‐se por produção técnica, [...] produtos e processos educacionais que possam ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino em espaços formais e não‐formais (Capes, 2013).
Exemplos de produtos educacionais, conforme Capes (2013):
- Mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais, etc.);
- Protótipos educacionais e materiais para atividades experimentais;
- Propostas de ensino (sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, etc.);
- Material textual (manuais, guias, textos de apoio, artigos em revistas técnicas ou de divulgação, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares);
- Material interativos (jogos, kits e similares);
- Atividades de extensão (exposições científicas, cursos, oficinas, ciclos de palestras, exposições, atividades de divulgação científica e outras)” (CAPES, 2013, p. 53).
Com a publicação, os autores cedem os direitos autorais dos artigos publicados para a Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE.
Os dados e conceitos emitidos, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade dos autores.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos encaminhados à Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino serão avaliados por dois pareceristas ou por um parecerista + um editor associado. O sistema blind-review (avaliação duplo-cego por pares) é adotado na avaliação.
Caso o artigo receba pareceres divergências em avaliação, será encaminhado a um terceiro parecerista ou a um editor associado, que emitirá parecer pela aprovação ou rejeição do artigo.
Serão consideradas na avaliação, além da área, a relevância do tema, a qualidade técnica e científica do trabalho e a organização e linguagem do artigo.
Poderão ser recrutados pareceristas para integrar e auxiliar o Conselho Científico na forma “ad hoc”, entre pesquisadores da área com titulação mínima de mestre que desenvolvam temáticas pertinentes às linhas editoriais da revista.
Os originais aceitos e publicados não serão devolvidos e nem alterados após publicados, o artigo encaminhado para a publicação é de total responsabilidade do(s) autor(es).
Periodicidade
Semestral, em fluxo contínuo.
Política de Acesso Aberto
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico do periódico
A Revista REPPE (ISSN: 2526-9542) surgiu em 2016, atrelada à abertura do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Cornélio Procópio. A primeira edição foi publicada em 2017.
Editor-Chefe
Gestão 2017-2022: Prof. Dr. João Coelho Neto
Gestão 2022-em andamento: Prof. Dr. Pedro Henrique Carnevalli Fernandes.