UNIDADE PEDAGÓGICA DE COMPRAS NO MERCADO ADAPTADA ÀS NORMAS QUE PROÍBEM O USO DO CELULAR NA SALA DE AULA
Abstract
A experiência é uma versão ampliada do trabalho apresentado no VII Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e Computação, que envolve a utilização de uma unidade pedagógica desenvolvida na plataforma Hands-On-Tec, voltada para temáticas de matemática, educação financeira e consumo, especificamente em compras no mercado. O objetivo era adaptar essa proposta, originalmente planejada para uso livre de restrições tecnológicas, às normas institucionais de um colégio da rede pública, onde o uso de celulares era permitido apenas sob determinadas condições e a conexão à internet era limitada. A proposta de inserir tecnologias móveis, como smartphones, no cotidiano escolar, alinha-se às teorias construtivistas e à pedagogia da pergunta de Paulo Freire, incentivando a autonomia, a reflexão e a participação ativa dos estudantes. Porém, a implantação dessa prática revelou desafios, evidenciando a complexidade de relacionar teoria e ação. A metodologia utilizada, insere-se na abordagem qualitativa de caráter exploratório, por ser a primeira efetivada com esta finalidade. Os meios utilizados para a coleta de dados foram: Observação, questionário, adesão a grupo de estudo (WhatApp) e resolução de um problema. No questionário, observou-se número expressivo de respostas curtas e sem explicações, diferente do ocorrido na problematização com as mesmas perguntas. A adesão em número de alunos diminuiu, comparando os que fizeram atividade em sala, os que aderiram ao grupo de estudo e os que entregaram a tarefa. Não houve dificuldade em baixar, instalar e/ou inserir dados no aplicativo para smartphone. Os dados apontam que pode haver desinteresse ou dificuldade para apresentar opiniões por escrito.






