PERSPECTIVAS SOCIOEDUCACIONAIS E CULTURAS DE PARTICIPAÇÃO NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISE DE PROPOSTAS DE ENSINO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA

Autori

  • Stefany Cris Pereira
  • Ivanilda Higa Universidade Federal do Paraná

Abstract

A Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) é uma perspectiva educacional que favorece a formação crítica dos estudantes em temas relacionados ao desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, fomentando o desvelamento da realidade e a superação de visões tecnocráticas. Refletir sobre a Educação CTS na educação básica passa necessariamente por uma ação condizente também na formação docente, incentivando, desde a formação inicial, perspectivas críticas de educação. Dentro desta perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar as Perspectivas Socioeducacionais e Culturas de Participação que se sobressaem em propostas de ensino elaboradas por licenciandos em Física, sob os princípios da Educação CTS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual o corpus de análise foi composto por propostas de ensino pautadas na Educação CTS, elaboradas pelos licenciandos em uma disciplina de Metodologia do Ensino de Física de um curso de Licenciatura em Física, em uma universidade pública. Os resultados indicaram uma predominância de propostas de ensino embasadas na Perspectiva Socioeducacional de Questionamento e da Cultura de Participação para Amenização de Riscos Socioambientais, que se caracterizam pela reflexão sobre a não neutralidade da ciência e da tecnologia, especialmente no que diz respeito aos usos dos produtos resultantes desse desenvolvimento e seus impactos ambientais.

Biografie autore

Stefany Cris Pereira

Mestre em Educação. Professora da rede estadual de ensino do Paraná e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Ivanilda Higa, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação. Professora na Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Teoria e Prática de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

 

 

Pubblicato

2025-10-31

Come citare

Pereira, S. C., & Higa, I. (2025). PERSPECTIVAS SOCIOEDUCACIONAIS E CULTURAS DE PARTICIPAÇÃO NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISE DE PROPOSTAS DE ENSINO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(2), 343–362. Recuperato da https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/2062