A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E OS IMPULSOS ACIONADORES DA MOTIVAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS

Autori

  • Lucas Ferreira da Silva
  • Mara Fernanda Parisoto
  • William Junior do Nascimento

Abstract

Esta pesquisa busca aprimorar a compreensão sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, e sua aplicação no contexto dos Clubes de Ciências. Após a identificação de uma lacuna na literatura científica, o principal objetivo deste estudo é analisar, com maior rigor metodológico, os indícios de motivação que influenciam o processo de aprendizagem em ambientes não-formais. Para isso, o foco é a investigação dos Impulsos Acionadores da Motivação propostos por Ausubel, buscando validar sua presença e relevância. O método utilizado consiste em um estudo de caso piloto, realizado com uma única aluna de um Clube de Ciências localizado na região Noroeste do interior do Paraná. A coleta de dados foi feita através de um questionário e a análise dos dados qualitativos foi realizada com base na análise de conteúdo com uma abordagem específica na análise de frequência. Isso permitiu identificar, sob a ótica do pesquisador, a presença dos três principais impulsos motivacionais: o Impulso Cognitivo, que se manifesta pelo desejo por conhecimento; o Impulso de Afiliação, relacionado à necessidade de pertencer a um grupo; e o Impulso de Melhoramento do Ego, ligado à busca por reconhecimento e autoafirmação. Além disso, a análise revelou a existência de casos particulares que fogem a essa categorização. Os resultados obtidos fornecem evidências de que a identificação e a compreensão desses impulsos são etapas fundamentais para a personalização do processo de aprendizagem. A pesquisa sugere que ao reconhecer as motivações que impulsionam os estudantes, é possível desenvolver estratégias pedagógicas mais eficazes e direcionadas.

Biografie autore

Lucas Ferreira da Silva

Professor e Mestre pela Universidade Federal do Paraná.

Mara Fernanda Parisoto

Professora e Doutora da Universidade Federal do Paraná.

William Junior do Nascimento

Professor e Doutor da Universidade Federal do Paraná.

Pubblicato

2025-10-31

Come citare

Silva, L. F. da, Parisoto, M. F., & Nascimento, W. J. do. (2025). A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E OS IMPULSOS ACIONADORES DA MOTIVAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(2), 312–328. Recuperato da https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/2058