USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
Os desafios relacionados ao Ensino de Química são os mais diversos, englobando currículos engessados, falta de formação continuada para os professores, metodologias pouco atrativas, etc. A ressignificação dos conteúdos químicos perpassa por processos de reflexão do fazer pedagógico, de forma a contextualizar os temas e prover ao aluno o domínio necessário para entender e transformar a presença da Química no seu cotidiano. Nesse sentido, os jogos surgem como ferramenta pedagógica em potencial, por seus aspectos lúdicos e motivacionais. Assim, o presente estudo descreve o desenvolvimento de um produto educacional – um livro de jogos – e os resultados qualitativos obtidos através da sua aplicação em duas turmas do nono ano do Ensino Fundamental e três turmas do Ensino Médio, em uma escola particular localizada em Valença/RJ, no ano de 2021. Os dados coletados quanto aos aspectos relacionados à participação, estado de motivação e aprendizagem de conceitos indicam que o produto educacional aqui estudado destacou maior efetividade em alunos do nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio. As turmas de segundo e terceiro anos do Ensino Médio não foram impactadas de forma substancial pela proposta lúdica, sendo necessárias outras estratégias de ensino.