OS DIREITOS DA PERSONALIDADE NO CÓDIGO CIVIL: O CONCEITO DE VIDA E SUAS IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS

Autores/as

  • Alessandra Figueiredo dos SANTOS Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Sérgio Rodrigo MARTINEZ Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v11i11.647

Resumen

Podem-se definir os direitos da personalidade como o conjunto de todas as características físicas, morais e psíquicas que individualizam a pessoa e a distinguem das demais. Contudo, esses direitos não surgiram de maneira imediata, tendo passado por uma longa evolução histórica até alcançar o nível de importância e abrangência, que têm hoje. Nesse sentido, este breve estudo pretende investigar a natureza dos direitos da personalidade, sua evolução histórica, sua interface com os direitos e garantias individuais, seu regramento dentro do ordenamento jurídico pátrio, bem como o impacto que as tecnologias biomédicas têm trazido na delimitação de alguns direitos essenciais da personalidade, sobretudo o direito à vida. De igual modo, procurar-se-á demonstrar as implicações ético-jurídicas surgidas a partir das novas tecnologias reprodutivas, especialmente no que se refere à vida extrauterina e ao embrião humano extracorporal.

Biografía del autor/a

Alessandra Figueiredo dos SANTOS, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Acadêmica do Programa de Mestrado em direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Sérgio Rodrigo MARTINEZ, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Professor-doutor do Programa de Mestrado em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas
(UEA). Artigo submetido em 10/10/2009. Aprovado em 14/12/2009.

Cómo citar

SANTOS, Alessandra Figueiredo dos; MARTINEZ, Sérgio Rodrigo. OS DIREITOS DA PERSONALIDADE NO CÓDIGO CIVIL: O CONCEITO DE VIDA E SUAS IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, v. 11, n. 11, p. 51–74, 2013. DOI: 10.35356/argumenta.v11i11.647. Disponível em: https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/647. Acesso em: 6 nov. 2025.

Número

Sección

Artigos