DIREITOS HUMANOS, UNIVERSALISMO E RELATIVISMO: EM BUSCA DE DIÁLOGO E NOVOS PARADIGMAS

Autores

  • Eduardo Carlos Pottumati Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i20.529

Palavras-chave:

direitos humanos – relativismo – universalismo – diálogo intercultural

Resumo

Este artigo tem por objetivo provocar reflexões acercas das dificuldades encontradas para a proteção e implementação dos direitos humanos. Para tanto, buscou-se examinar como se deu o processo de internacionalização dos direitos humanos, os ideais defendidos por universalistas e relativistas, bem como as principais críticas feitas a ambas as correntes. Por fim, perquiriu-se acerca da necessidade do diálogo intercultural, que surge com a finalidade de conciliar universalistas e relativistas, através de aproximação e entrecruzamento de ideias. Foi utilizada metodologia de pesquisa bibliográfica e método dedutivo de avaliação.

Biografia do Autor

Eduardo Carlos Pottumati, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Advogado. Graduado em Direito pela PUC/PR. Pós-graduado em Direito Individual do Trabalho pelo Instituto dos Advogados do Paraná. Mestrando em Direito Econômico e Socioambiental (PUC/PR) na linha de pesquisa Sociedades, Meio Ambiente e Estado.

Downloads

Publicado

18-08-2014

Como Citar

POTTUMATI, Eduardo Carlos. DIREITOS HUMANOS, UNIVERSALISMO E RELATIVISMO: EM BUSCA DE DIÁLOGO E NOVOS PARADIGMAS. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, n. 20, p. 181–197, 2014. DOI: 10.35356/argumenta.v0i20.529. Disponível em: https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/529. Acesso em: 5 dez. 2025.