A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS E ABORDAGENS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Luiz Clebson de Oliveira Silvano UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Vera Lúcia Reis da Silva Universidade Federal do Amazonas

Resumo

A disciplina de Educação Física analisada sob a perspectiva de seus conteúdos e abordagens se apresenta como estratégia teórico-metodológica para os professores desenvolverem suas ações pedagógicas, subsidiando ao ambiente escolar práticas que podem dar início a mudanças significativas na aprendizagem dos alunos. Dessa forma, este trabalho objetivou explicitar os conteúdos e as abordagens pedagógicas emergidas nas práticas dos professores de Educação Física em escolas públicas municipais e estaduais de Humaitá, Amazonas. O estudo foi desenvolvido através de uma abordagem qualitativa e como técnica de coleta de dados, o grupo focal. A amostra foi composta por sete (7) professores, nos lócus da pesquisa. A análise de conteúdo foi fundamentada na concepção de Bardin (2009) onde foi selecionado o tópico de discussão e sua interpretação, sendo relativo aos conteúdos agregados em unidades e classificados de acordo com a categorização dos núcleos temáticos apresentados por Oliveira (2004). Os resultados evidenciaram que os professores reconhecem as abordagens como um guia para seus trabalhos, contudo o conhecimento teórico sobre elas, falta uma melhor fundamentação para a aplicação dos conteúdos e desenvolvimento das atividades com resultados mais concretos a serem alcançados nas aulas. Os conteúdos priorizados pelos professores é o esporte institucionalizado e os jogos. Porém, o esporte, ainda, vem sendo trabalhado de forma tradicional, como forma de buscar talentos individuais utilizando para isto, os jogos escolares. Portanto, a lembrança do caráter educativo do esporte nas aulas precisa ser despertada em detrimento do esquecimento da formação global do aluno, como função primordial da Educação Física.

Downloads

Publicado

19.12.2019

Como Citar

Silvano, L. C. de O., & da Silva, V. L. R. (2019). A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS E ABORDAGENS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 3(2), 3–26. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/944

Edição

Seção

Produtos Educacionais