FOCOS DA APRENDIZAGEM: REVISÃO, DESDOBRAMENTOS E PERSPECTIVAS FUTURAS

Autores

  • Sergio de Mello Arruda
  • Khalil Oliveira Portugal
  • Marinez Meneghello Passos

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir um instrumento de análise denominado Focos da Aprendizagem. O artigo está dividido em cinco partes: (i) inicialmente comentamos de forma breve nossos pressupostos em relação à aprendizagem de um saber; (ii) em seguida expomos os três conjuntos de focos da aprendizagem – Focos da Aprendizagem Científica (FAC), Focos da Aprendizagem Docente (FAD) e Focos da Aprendizagem para a Pesquisa (FAP); (iii) na terceira parte apresentamos um levantamento das pesquisas publicadas até o presente momento a respeito desses três instrumentos; (iv) na sequência, a partir do enunciado de algumas questões pendentes, propomos uma versão geral dos focos denominada Focos da Aprendizagem de um Saber (FAS) e estabelecemos uma conexão entre os FAS e as relações com o saber; (v) finalmente, na quinta parte, discutimos algumas perspectivas futuras para a pesquisa sobre esse tema.

Biografia do Autor

Sergio de Mello Arruda

Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática/UEL.

Mestrado Profissional em Ensino de Matemática/UTFPR-Londrina.

Khalil Oliveira Portugal

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina – UEL

Marinez Meneghello Passos

Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática/UEL.

Downloads

Publicado

03.07.2018

Como Citar

Arruda, S. de M., Portugal, K. O., & Passos, M. M. (2018). FOCOS DA APRENDIZAGEM: REVISÃO, DESDOBRAMENTOS E PERSPECTIVAS FUTURAS. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 2(1), 91–121. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/921

Edição

Seção

Revisão Teórica