ASPECTOS DA CULTURA SURDA NA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ATIVIDADE COM ESTUDANTES BILÍNGUES

Autori

  • Natália de Oliveira Diziró
  • Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa

Abstract

O presente artigo tem como objetivo compreender aspectos relativos à cultura surda no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Para isso foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo. Os dados foram coletados no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática com o tema “Geladinhos” com dois alunos surdos bilíngues de uma associação. Os resultados apontam para especificidades da cultura surda na resolução da atividade, como a Libras, tanto para contextualização, comunicação e desenvolvimento do raciocínio; o uso de desenhos para representação da situação matemática; e a utilização de materiais manipuláveis. Por meio da aproximação com a prática, da interação entre os pares e da exploração de situações do cotidiano, a modelagem matemática favoreceu a construção de conceitos matemáticos.

Biografie autore

Natália de Oliveira Diziró

Doutoranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Cornélio Procópio.

Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa

Docente do Programa de  Pós-Graduação  em  Ensino (PPGEN) e Colegiado  de  Matemática  da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Cornélio Procópio.

Pubblicato

2025-12-18

Come citare

de Oliveira Diziró, N., & Nivalda Palharini Alvim Sousa, B. (2025). ASPECTOS DA CULTURA SURDA NA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ATIVIDADE COM ESTUDANTES BILÍNGUES. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(3), 454–479. Recuperato da https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1998

Fascicolo

Sezione

EPMEM