A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO VEÍCULO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autori

  • Bianca de Oliveira Martins
  • Maria Eduarda Diniz Ferreira

Abstract

A modelagem matemática como alternativa pedagógica permite a abordagem de problemas reais em sala de aula, e pode possibilitar a formação integral dos estudantes ao tratar de temáticas transversais, como a educação ambiental. Essa potencialidade decorre da investigação de situações-problema abertas que permitem o acesso a debates, discussões e investigações por meio da matemática. Neste contexto, este artigo tem como objetivo investigar princípios da Educação Ambiental no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Dados foram coletados com 07 estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática ao aprender sobre Modelagem Matemática. Registros de duas atividades de modelagem (1) projeção da quantidade de lixo coletado no Estado do Paraná para 2040, e (2) estimativa do tempo de permanência de vestígios da civilização humana no planeta compõe o corpus de análise. Resultados indicam uma articulação entre a modelagem matemática e a Educação Ambiental no contexto da formação inicial de professores de Matemática, evidenciam que a modelagem matemática favoreceu debates críticos sobre consumo, sustentabilidade, extinção e impactos ambientais no âmbito de uma formação que se compromete com princípios de participação e cidadania, valorização da diversidade e sustentabilidade, proporcionando uma formação crítica.

Biografie autore

Bianca de Oliveira Martins

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Professora adjunta no Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Maria Eduarda Diniz Ferreira

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná campus Cornélio Procópio.

Pubblicato

2025-12-18

Come citare

Martins , B. de O., & Diniz Ferreira, M. E. (2025). A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO VEÍCULO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL . Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(3), 386–407. Recuperato da https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1994

Fascicolo

Sezione

EPMEM