AVALIAÇÃO E AXIOLOGIA: OS VALORES IMPLÍCITOS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo de estudo analisar o ato de avaliar como processo de construção de aprendizagens. Ao observar a forma como os processos avaliativos estão sendo utilizados no âmbito educacional, fica evidente a importância de que haja pesquisas que possam orientar os professores no estabelecimento de intencionalidades avaliativas e a aplicação de instrumentos avaliativos que visam estimular o desenvolvimento de aprendizagens efetivas de uma maneira formativa. Para que mudanças possam acontecer, é necessário que os professores saibam o real significado de avaliar e conheçam a variedade de instrumentos avaliativos para que possam aplicar em sua prática docente. Vale ressaltar que o estabelecimento de intencionalidades avaliativas está diretamente ligado a aplicação de juízos de valor por meio de preceitos axiológicos. Esta pesquisa foi realizada com professores de diferentes componentes curriculares da Rede Estadual de Ensino. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com sete (7) questões, das quais foram analisadas neste estudo. Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados revelam que os professores ainda elegem a “prova” como o instrumento de maior uso no ambiente escolar e que a avaliação dos conteúdos factuais e conceituais imperam na valoração destes profissionais. Também foi possível evidenciar que os professores cuja intencionalidade era avaliar os conteúdos procedimentais, estavam avaliando conteúdos matemáticos. Em adição, os dados expuseram o fato de que os professores não manifestaram intencionalidade nem avaliaram os conteúdos atitudinais em suas atividades avaliativas.

Biografia do Autor

Elizabete Rodrigues Fernandes Alexandre

Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio.

Ana Carolina de Moraes Correia

Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio.

Lucken Bueno Lucas

Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Simone Luccas

Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio.

Downloads

Publicado

09.10.2024

Como Citar

Alexandre, E. R. F., de Moraes Correia, A. C., Bueno Lucas, L., & Luccas, S. (2024). AVALIAÇÃO E AXIOLOGIA: OS VALORES IMPLÍCITOS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 8(2), 653–680. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1744