INTEGRANDO METODOLOGIAS ATIVAS: ESTRATÉGIAS PROMISSORAS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores

Resumo

Um dos grandes desafios presentes no dia a dia das instituições de ensino é encontrar e implementar novas formas de engajamento entre os alunos e os estudos. Neste viés, muitos professores se desdobram para encontrar alternativas ao ensino tradicional, cuja o intuito é transformar a sala de aula em um ambiente mais interativo e mais motivador. Dentro deste contexto, o objetivo deste artigo é apresentar uma estratégia de ensino-aprendizagem adotada por uma instituição de Ensino Superior, a qual envolveu diferentes metodologias ativas: Just in Time Teaching, Peer Instruction e Gamification. Ambas as metodologias foram integradas a um sistema online e aplicadas a uma disciplina de matemática. Vale destacar que 92,86% dos alunos gostaram da dinâmica das aulas, bem como, relataram ter aprendido os conteúdos abordados, além de sugerirem esta aplicabilidade em outras disciplinas. Deste modo, pretende-se com este artigo, apenas disseminar e fomentar a potencialidade da integração destas metodologias para os processos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Como Citar

Hallal, R., Sandmann, A., Fátima Alvaristo, E., & Rocha Guimarães, J. (2024). INTEGRANDO METODOLOGIAS ATIVAS: ESTRATÉGIAS PROMISSORAS AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 8(2), 1330–1346. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1716

Edição

Seção

CONIEN