REFLEXÕES ADVINDAS DA PROPOSTA DE UM GUIA PARA A REDAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFSP

Autori

Abstract

O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECS) como parte fundamental na estrutura curricular de cursos de Licenciatura é o tema central deste estudo, no qual se objetivou: (i) apresentar um panorama geral dos condicionantes de uma pesquisa realizada no âmbito de um Mestrado Profissional na área de Ensino de Ciências e Matemática, que conduziram à organização de um Produto Educacional (PE) direcionado à discussão dos ECS em cursos de Licenciatura em Matemática (LM) e (ii) apresentar os elementos estruturantes desse PE. Embora, a princípio, dirigido aos docentes atuantes nos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos cursos de LM, ofertados por um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), o PE em questão tem potencial para fomentar reflexões a respeito do papel dos ECS nas licenciaturas de outras áreas. O encaminhamento metodológico adotado neste artigo mesclou a pesquisa documental e a escrita de um memorial. Entre os resultados dos processos de pesquisa e construção, destacam-se: (i) a identificação de ideias criativas e inovadoras presentes nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) analisados sobre a realização do ECS; (ii) o levantamento e a análise de referenciais legais, documentais e bibliográficos que embasaram o PE; e (iii) a propositura de elementos para a estruturação do ECS no PPC de LM em um IF.

Biografie autore

Cacilda Angélica José Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo (IFSP/SPO). Pedagoga na Coordenadoria de Estágios do IFSP/SPO.

Enio Freire de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Presidente Epitácio

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Presidente Epitácio (IFSP/PEP). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo (IFSP/SPO).

Pubblicato

2025-12-19

Come citare

José Alves, C. A., & Freire de Paula, E. (2025). REFLEXÕES ADVINDAS DA PROPOSTA DE UM GUIA PARA A REDAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFSP. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(4), 85–109. Recuperato da https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1686

Fascicolo

Sezione

Artigos