CRIAÇÃO DE UM PROTÓTIPO EDUCACIONAL: ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO UTILIZANDO O METODO VÊ DE GOWIN

Autores

  • Tassio Lessa do Nascimento Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Tairiz Tatiani da Costa Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Luciana Medeiros Bertini Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Izangela Marculino de Andrade Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente trabalho buscou identificar a possibilidade de promover a aprendizagem significativa, através da comparação dos conhecimentos prévios dos alunos e a evolução conceitual desses conhecimentos. Para isso, foi realizada a criação e aplicação de um aplicativo desenvolvido com base no método Vê Epistemológico de Gowin. No âmbito da pesquisa, foi realizado um estudo de campo, com dados coletados a partir da utilização do aplicativo, com seis alunos do 03° período do curso de especialização de ensino de ciências naturais e matemática do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte - campus Apodi. Foi aplicada uma sequência didática composta por três momentos distintos, onde os discentes utilizaram o protótipo desenvolvido nesta pesquisa. O aplicativo mostrou-se um instrumento facilitador da aprendizagem, sendo evidente o acesso dos discentes aos seus conhecimentos prévios e a ampliação desses conhecimentos depois da intervenção do professor. Portanto, ficou evidente as contribuições dessa ferramenta no processo de uma aprendizagem significativa.   

Downloads

Publicado

2024-10-09

Como Citar

Lessa do Nascimento, T., Tatiani da Costa, T., Medeiros Bertini, L., & Marculino de Andrade, I. (2024). CRIAÇÃO DE UM PROTÓTIPO EDUCACIONAL: ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO UTILIZANDO O METODO VÊ DE GOWIN. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 8(2), 1848–1866. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1664

Edição

Seção

CONIEN