REFLEXÕES DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA SOBRE A NOÇÃO DE ESTIMATIVA

Autores

  • Jenny Paola Millán Hernández Universidad Industrial de Santander
  • Sandra Parada Universidad Industrial de Santander

Resumo

O desenvolvimento profissional dos professores de matemática é essencial para enfrentar os desafios específicos de cada época e sociedade, como a diversidade de alunos presentes nas salas de aula. Na Colômbia, as regulamentações existentes são influenciadas pelas recomendações de organizações internacionais, no entanto, existe uma lacuna entre estas políticas e a realidade das práticas educativas dos professores. Neste sentido, estão a ser realizadas pesquisas sobre os processos de formação que se realizam numa comunidade de prática que permite aos professores refletir sobre como abordar a diversidade no ensino da matemática. O estudo está dividido em 7 fases e utiliza um modelo de reflexão, que fornece uma metodologia para os professores analisarem, participarem e refletirem sobre o seu ensino de forma contínua. No presente contexto, são apresentadas algumas reflexões relacionadas ao pensamento matemático de uma professora praticante, que participou do processo de reflexão e ação no ensino do conceito de medição por estimativa, considerando a diversidade de seus alunos. Essas reflexões foram desenvolvidas durante a troca de ideias com outros professores e também influenciaram o andamento da atividade matemática dos alunos.

Downloads

Publicado

09.10.2024

Como Citar

Millán Hernández, J. P., & Parada, S. (2024). REFLEXÕES DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA SOBRE A NOÇÃO DE ESTIMATIVA. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 8(2), 2165–2176. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1609