UMA RELAÇÃO ENTRE A DIDÁTICA PROFISSIONAL E O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES ENTRE UMA TEORIA PROFISSIONAL E UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL DESTINADO A PROFESSORES

Autores

  • Georgyana Gomes Cidrão
  • Francisco Régis Vieira Alves
  • Anderson Araújo Oliveira
  • Ana Carla Pimentel Paiva

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de aproximação entre uma teoria direcionada à formação de adultos no trabalho e um programa de formação inicial de professores. Dessa forma, o interesse desse artigo está pautado na Didática Profissional e no Programa da Residência Pedagógica, essa articulação entre esses dois campos reflete na formação e organização do profissional que está em formação. No primeiro momento, é necessário entender a Didática Profissional sendo definida como uma teoria de ensino profissional destinada à formação de adultos com o uso da análise do trabalho. Em seguida, o Programa da Residência Pedagógica é visto como um programa destinado a professores em formação inicial atendendo aos parâmetros da união entre teoria e prática. O construto entre esses dois campos de interesse na formação, retrata uma evolução teórica vislumbrando a formação de professores. Por fim, para encerrar, apresentamos algumas ideias que podem ser consideradas para a formação inicial de professores que idealizem aprendizagem, formação, competência e trabalho.

Biografia do Autor

Georgyana Gomes Cidrão

Doutoranda RENOEN campus Fortaleza.

Francisco Régis Vieira Alves

Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará.

Anderson Araújo Oliveira

Professor da Université du Québec à Montréal.

Ana Carla Pimentel Paiva

Doutoranda RENOEN campus Fortaleza.

Downloads

Publicado

09.10.2024

Como Citar

Gomes Cidrão, G., Vieira Alves, F. R., Araújo Oliveira, A., & Pimentel Paiva, A. C. (2024). UMA RELAÇÃO ENTRE A DIDÁTICA PROFISSIONAL E O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES ENTRE UMA TEORIA PROFISSIONAL E UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL DESTINADO A PROFESSORES. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 8(2), 2177–2193. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1603