UM ESTUDO HISTÓRICO DA PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO: DISCUSSÕES DE GÊNERO COM DISCENTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

  • Talita Secorun Dos Santos Universidade Estadual do Paraná
  • Tailine Audilia De Santi Universidade Estadual Paulista
  • Fabiane Freire França Universidade Estadual de Maringá
  • Luciano Ferreira Universidade Estadual do Paraná

Resumo

O objetivo deste trabalho foi elaborar uma Atividade de Ensino (AE) de cunho histórico para licenciandos e licenciadas do curso de Matemática acerca da participação feminina na construção do conhecimento matemático. Buscou-se debater a desmistificação dessa ciência enquanto masculina. Para a elaboração da atividade foi necessário compreender o contexto político-social que Hipátia de Alexandria estava inserida e analisarmos de acordo com o conceito de gênero. Adotamos, para tanto, o conceito de gênero como categoria de análise no campo da Educação Matemática proposto por Souza e Fonseca (2010). A AE foi desenvolvida em uma turma de 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática na disciplina História da Matemática, a partir da dinâmica indivíduo-grupo-classe-narrativas proposta por Santos (2015). A análise dos dados indicou a (re)significação de conceitos e a reformulação de ideias por parte dos licenciandos e das licenciandas. Com a triangulação dos dados, envolvendo atividades em grupos e individuais e narrativas, foram elaboradas duas categorias de análise: 1) Novo Conhecimento e 2) Desmistificação.

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Publicado

09.10.2024

Como Citar

Secorun Dos Santos, T., Audilia De Santi, T., Freire França, F., & Ferreira, L. (2024). UM ESTUDO HISTÓRICO DA PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO: DISCUSSÕES DE GÊNERO COM DISCENTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA . Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 8(2), 2355–2379. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1582