PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE ELETRICIDADE: CONEXÕES NA ESTRATÉGIA DIDÁTICA DE UM PRODUTO EDUCACIONAL DIGITAL

Autores

  • Luiz Fabiano Lucas Araújo
  • Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Melquisedec Lourenço da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Resumo

O pensamento computacional pode ser compreendido como um conjunto de habilidades fundamentais aos cientistas da computação e de relevante papel na formulação e resolução de problemas relacionados às mais diversas áreas do conhecimento. No ensino-aprendizagem de física, é possível identificar algumas habilidades tratadas na literatura como pilares do pensamento computacional. Com o objetivo de estabelecer conexões com o estudo de conceitos de eletricidade, apoiamo-nos em Griffiths (2011), Wing (2006; 2017) e Brackmann (2017). Para tanto, tomamos como objeto de pesquisa um produto educacional digital. Como resultado da análise realizada temos o estabelecimento de conexões importantes na estratégia didática da referida ferramenta de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Luiz Fabiano Lucas Araújo

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba e do Programa de Pós-graduação Rede Nordeste de Ensino – RENOEN. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Melquisedec Lourenço da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Doutor em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

11.12.2023

Como Citar

Araújo, L. F. L., Gonçalves da Silva Cordeiro Moita, F. M., & Lourenço da Silva, M. (2023). PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE ELETRICIDADE: CONEXÕES NA ESTRATÉGIA DIDÁTICA DE UM PRODUTO EDUCACIONAL DIGITAL. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 7(2), 576–594. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1399