SALA DE AULA INVERTIDA SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Pedro Henrique Lemos da Silva
  • Jorge Cardoso Messeder Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Resumo

Durante o século XXI, observou-se a profusão de meios de comunicação digitais, que, por conseguinte, passaram a assumir um papel de destaque na vivência dos jovens estudantes. Este cenário sugere nova demanda ao desenvolvimento de artefatos tecnológicos educacionais, a fim de potencializar abordagens metodológicas ativas que possam engajar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Partindo disso, o presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver material virtual para professores de Ciências a partir da temática das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST). A escolha da temática reflete os anseios de adolescentes que estão passando por mudanças corporais e fomenta um espaço capaz de maximizar o debate e minimizar a repetição de conteúdos expostos de forma tradicional. Para tal, foi realizada uma atividade utilizando os fundamentos teóricos do ensino híbrido por metodologia da sala de aula invertida, com o intuito de colher dados qualitativos que verifiquem as vantagens do material elaborado na potencialização da referida metodologia. Este encontro serviu como base para a elaboração de propostas pedagógicas e culminou na reunião delas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), confeccionado a partir da temática das IST e com aplicação voltada ao oitavo ano do Ensino Fundamental, denominado Propostas Pedagógicas em Infecções Sexualmente Transmissíveis (PPIST). Compreende-se que a divulgação e orientação da metodologia da sala de aula invertida, utilizando o AVA elaborado, promovem ganhos para explorar uma temática que impacta individualmente e coletivamente os adolescentes, além de propor novos olhares a prática docente.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Lemos da Silva

Licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Biologia da rede privada do município do Rio de Janeiro. Mestre em Ensino de Ciências da Natureza pelo PPCEN, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Jorge Cardoso Messeder, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Químico Industrial pela UFF. Mestre e Doutor em Química pelo IME. Professor Titular do IFRJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN) da UFF.

Downloads

Publicado

08.07.2025

Como Citar

Lemos da Silva, P. H., & Cardoso Messeder, J. (2025). SALA DE AULA INVERTIDA SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(1), 57–81. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1397

Edição

Seção

Artigos