SALA DE AULA INVERTIDA SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
Durante o século XXI, observou-se a profusão de meios de comunicação digitais, que, por conseguinte, passaram a assumir um papel de destaque na vivência dos jovens estudantes. Este cenário sugere nova demanda ao desenvolvimento de artefatos tecnológicos educacionais, a fim de potencializar abordagens metodológicas ativas que possam engajar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Partindo disso, o presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver material virtual para professores de Ciências a partir da temática das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST). A escolha da temática reflete os anseios de adolescentes que estão passando por mudanças corporais e fomenta um espaço capaz de maximizar o debate e minimizar a repetição de conteúdos expostos de forma tradicional. Para tal, foi realizada uma atividade utilizando os fundamentos teóricos do ensino híbrido por metodologia da sala de aula invertida, com o intuito de colher dados qualitativos que verifiquem as vantagens do material elaborado na potencialização da referida metodologia. Este encontro serviu como base para a elaboração de propostas pedagógicas e culminou na reunião delas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), confeccionado a partir da temática das IST e com aplicação voltada ao oitavo ano do Ensino Fundamental, denominado Propostas Pedagógicas em Infecções Sexualmente Transmissíveis (PPIST). Compreende-se que a divulgação e orientação da metodologia da sala de aula invertida, utilizando o AVA elaborado, promovem ganhos para explorar uma temática que impacta individualmente e coletivamente os adolescentes, além de propor novos olhares a prática docente.