OFICINAS “ABORDANDO O CONSUMISMO” E “ESTRUTURAS PLANAS COM RESÍDUOS URBANOS”: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CTS PARA OS CONCEITOS BÁSICOS DA QUÍMICA ORGÂNICA
Resumo
Nos últimos anos, tem-se observado uma crescente relativização das demandas socioambientais que são essenciais para a população brasileira. Diante desse cenário, acredita-se que o ensino de Química pode assumir um papel de destaque na busca por atenuar esse relativismo. Neste estudo, foram escolhidas como temáticas socioambientais a Geração de Resíduos Sólidos Urbanos (GRSU) e o Consumismo, a fim de explorá-las sob a perspectiva do ensino de Química. O propósito deste trabalho foi implementar e avaliar as oficinas ‘Abordando o Consumismo’ e ‘Estruturas planas com resíduos urbanos’. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa-ação voltada a estudantes do ensino médio de uma escola pública cearense. Metodologicamente, o estudo foi classificado como qualitativo e quantitativo, além de caracterizar-se como uma pesquisa-ação. A análise dos dados e das impressões coletadas durante as oficinas, por meio da observação do pesquisador, foi conduzida com base na técnica de análise de Bardin. Já os dados obtidos pelo questionário final do tipo Likert foram analisados por média aritmética simples e seu desvio padrão. Constatou-se que o formato adotado por este estudo atendeu às expectativas, alinhando-se à abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e sendo considerado relevante pelos estudantes. Por fim, destaca-se que esta iniciativa contribuiu com sugestões de ações pedagógicas socioambientais voltadas ao ensino dos Conceitos Básicos da Química Orgânica (CBQO), fortalecendo a conexão entre essa área de ensino e as questões socioambientais.