PRODUTO EDUCACIONAL GAMEBOOK GUARDIÕES DO AÇAÍ
Resumo
O produto educacional Gamebook Guardiões do Açaí surge da produção textual de narrativas autobiográficas no Ensino Fundamental, em uma escola de uma comunidade ribeirinha-quilombola. Esse trabalho resultou na pesquisa que culminou na dissertação de mestrado “A narrativa autobiográfica no 8º ano do Ensino Fundamental: entre a escola e as práticas socioculturais em uma comunidade ribeirinha-quilombola”. O ponto de partida foram as práticas socioculturais e escolares que envolveram os alunos do 8º ano. O objetivo foi desenvolver a escrita dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental por meio de atividades sistematizadas com o gênero discursivo de narrativas autobiográficas, integrando a prática social e econômica da coleta do açaí. Para o desenvolvimento da pesquisa, adotou-se a metodologia da pesquisa-ação, que visa resolver problemas e transformar a realidade dos sujeitos da pesquisa em diálogo com os estudos etnográficos. O aporte teórico baseou-se no dialogismo de Bakhtin e seu Círculo (Bakhtin, 2016 [1979]) e em seus signatários no Brasil (Lopes-Rossi, 2008; Menegassi, 2010, 2016; Rojo; Barbosa, 2015), que tratam da interação verbal e dos aspectos que contribuem para a construção dos sentidos do texto. Também foram consideradas as Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola (Brasil, 2012) e os estudos sobre jogos para a estimulação das múltiplas inteligências (Antunes, 2005; Nery Filho; Alves, 2014). Quanto aos resultados, os estudantes demonstraram progresso na escrita do gênero discursivo autobiográfico, indicando que condições favoráveis, com etapas bem delineadas, contribuem para a expansão da consciência discursiva. Espera-se, assim, contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento do desempenho dos estudantes, promovendo seu protagonismo como produtores textuais e possibilitando a replicação do produto educacional (PE) em outros contextos.