PRODUTO EDUCACIONAL GAMEBOOK GUARDIÕES DO AÇAÍ

Autores

  • Ecilia Braga de Oliveira Secretaria Municipal de Acará (PA)
  • Isabel Cristina França dos Santos Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo

O produto educacional Gamebook Guardiões do Açaí surge da produção textual de narrativas autobiográficas no Ensino Fundamental, em uma escola de uma comunidade ribeirinha-quilombola. Esse trabalho resultou na pesquisa que culminou na dissertação de mestrado “A narrativa autobiográfica no 8º ano do Ensino Fundamental: entre a escola e as práticas socioculturais em uma comunidade ribeirinha-quilombola”. O ponto de partida foram as práticas socioculturais e escolares que envolveram os alunos do 8º ano. O objetivo foi desenvolver a escrita dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental por meio de atividades sistematizadas com o gênero discursivo de narrativas autobiográficas, integrando a prática social e econômica da coleta do açaí. Para o desenvolvimento da pesquisa, adotou-se a metodologia da pesquisa-ação, que visa resolver problemas e transformar a realidade dos sujeitos da pesquisa em diálogo com os estudos etnográficos. O aporte teórico baseou-se no dialogismo de Bakhtin e seu Círculo (Bakhtin, 2016 [1979]) e em seus signatários no Brasil (Lopes-Rossi, 2008; Menegassi, 2010, 2016; Rojo; Barbosa, 2015), que tratam da interação verbal e dos aspectos que contribuem para a construção dos sentidos do texto. Também foram consideradas as Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola (Brasil, 2012) e os estudos sobre jogos para a estimulação das múltiplas inteligências (Antunes, 2005; Nery Filho; Alves, 2014). Quanto aos resultados, os estudantes demonstraram progresso na escrita do gênero discursivo autobiográfico, indicando que condições favoráveis, com etapas bem delineadas, contribuem para a expansão da consciência discursiva. Espera-se, assim, contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento do desempenho dos estudantes, promovendo seu protagonismo como produtores textuais e possibilitando a replicação do produto educacional (PE) em outros contextos.

Biografia do Autor

Ecilia Braga de Oliveira, Secretaria Municipal de Acará (PA)

Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFPA). Professora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Acará (SEMED/Acará).

Isabel Cristina França dos Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFPA) e Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFPA). Professora-adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Downloads

Publicado

08.07.2025

Como Citar

Braga de Oliveira, E., & França dos Santos, I. C. (2025). PRODUTO EDUCACIONAL GAMEBOOK GUARDIÕES DO AÇAÍ. Revista De Produtos Educacionais E Pesquisas Em Ensino, 9(1), 3–29. Recuperado de https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1308

Edição

Seção

Artigos