FEDERALIZAÇÃO DAS VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Vladimir BREGA FILHO Professor da Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro e das Faculdades Integradas de Ourinhos.

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v5i5.762

Resumo

Estuda o instituto da federalização das violações aos direitos humanos, introduzido pela emenda constitucional nº 45 e previsto no artigo 109, § 5º da Constituição Federal, analisando seus fundamentos, pressupostos e os seus aspectos processuais, especialmente a competência, a legitimidade e o seu procedimento. Conclui pela constitucionalidade do instituto, rechaçando as teses de que o instituto viola o princípio do juiz natural, o pacto federativo e o princípio da segurança jurídica e que é a recriação do instituto da avocatória. Conclui que a partir da emenda 45 as
graves violações aos direitos humanos possuem dois juízos competentes, um inicial (Estadual) e outro potencial  (Federal), sendo que este só atuará quando ficar evidente
que o primeiro não está apto a reprimir a violação. Conclui, ainda, que o instituto cria uma salutar concorrência entre a justiça estadual e federal e que isso no mínimo representará um interesse das autoridades locais no fortalecimento das polícias, do Ministério Público e do Poder Judiciário dos Estados, tentando evitar a federalização. Com a ocorrência de uma grave violação dos direitos humanos, a Justiça estadual estará sofrendo uma pressão legítima para a apuração e repressão do fato e em razão disso, o instituto será um importante instrumento na luta contra a impunidade existente nas violações aos direitos humanos.

Biografia do Autor

Vladimir BREGA FILHO, Professor da Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro e das Faculdades Integradas de Ourinhos.

Promotor de Justiça no Estado de São Paulo, Professor da Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro e das
Faculdades Integradas de Ourinhos. Mestre em Direito pelo Centro de Pós-graduação da Faculdade de Direito de
Bauru e Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Como Citar

BREGA FILHO, Vladimir. FEDERALIZAÇÃO DAS VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, v. 5, n. 5, p. 45–63, 2013. DOI: 10.35356/argumenta.v5i5.762. Disponível em: https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/762. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos