O COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES NO BRASIL: CRÍTICAS E MEDIAÇÕES A PARTIR DA APLICABILIDADE DA LEI 11.340/2006

Autores

  • Eduarda Camargo Sansão Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Thainá Duarte Rezende Alves Universidade Federal de Lavras
  • Ana Paula de Fátima Coelho Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v43i43.1135

Resumo

A década de 1970 foi um período marcado pela organização das mulheres, principalmente em torno da bandeira contra a violência. No cenário de redemocratização brasileiras, as mulheres construíram manifestações e debates coletivos para o reconhecimento estatal das violências de gênero. Esse contexto culminou na criação da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que introduziu uma nova possibilidade no sistema jurídico brasileiro, com a institucionalização da violência doméstica e familiar contra a mulher. A partir disso, esse trabalho objetiva avaliar como ela tem funcionado até o presente momento, com observação dos impactos, das atualidades e perspectivas que podem ser apontadas. Metodologicamente, foi realizado uma revisão bibliográfica, com base em juristas que têm trabalhado sobre o tema, seguido por uma análise documental, embasada em relatórios e notas técnicas de organizações e institutos de pesquisa. Consideramos, por fim, uma avaliação sobre os impactos do instrumento legislativo, desafios que se apresentam na atualidade e perspectivas possíveis para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra mulher no Brasil.

Biografia do Autor

Eduarda Camargo Sansão, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda em Direito pela UNESP - Franca. Graduada em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais - unidade Passos. Facilitadora virtual pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Membra do Instituto Humanidades, Direitos e Democracia (IHUDD). Membra do corpo editorial da Revista de Estudos Jurídicos da UNESP.

Ana Paula de Fátima Coelho , Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui Doutorado em Direito Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008); Mestrado em Direito Privado pela Universidade de Franca (2000); Graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1994);  Especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Estácio de Sá (2016); Especialização em Direito do Consumidor pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2010) e Especialização em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade de Franca (1997).  Atualmente é professora efetiva na Universidade do Estado de Minas Gerais / UEMG.

Publicado

18-12-2024

Como Citar

SANSÃO, Eduarda Camargo; DUARTE REZENDE ALVES, Thainá; COELHO , Ana Paula de Fátima. O COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES NO BRASIL: CRÍTICAS E MEDIAÇÕES A PARTIR DA APLICABILIDADE DA LEI 11.340/2006. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, v. 43, n. 43, 2024. DOI: 10.35356/argumenta.v43i43.1135. Disponível em: https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1135. Acesso em: 31 ago. 2025.