A INFLUÊNCIA DE BUTLER NA TERCEIRA ONDA DO FEMINISMO

Autori

  • Lívia Brioschi Faculdade de Direito de Vitória
  • Elda Coelho de Azevedo Bussinguer Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v46i11

Abstract

A filósofa Judith Butler fez diversas críticas ao movimento feminista em seu livro “Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade”. Este artigo busca compreender como a crítica de Butler neste livro interferiu na terceira onda do feminismo. O estudo analisa o pós-estruturalismo e sua resposta crítica ao estruturalismo, as críticas feitas pela autora em sua primeira obra e as três ondas do movimento. Concluiu-se que a rejeição de uma definição do sujeito feminista, a consolidação da necessidade da interseccionalidade proposta por Butler contribuiu para que nascesse uma postura crítica dentro do próprio feminismo.

Biografia autore

Elda Coelho de Azevedo Bussinguer, Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Doutora em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora e professora do Programa de Pós Graduação em Direito da Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

Pubblicato

2025-12-09

Come citare

BRIOSCHI, Lívia; COELHO DE AZEVEDO BUSSINGUER, Elda. A INFLUÊNCIA DE BUTLER NA TERCEIRA ONDA DO FEMINISMO. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, v. 46, n. 46, 2025. DOI: 10.35356/argumenta.v46i11. Disponível em: https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1231. Acesso em: 15 dic. 2025.