A INFLUÊNCIA DE BUTLER NA TERCEIRA ONDA DO FEMINISMO

Autores/as

  • Lívia Brioschi Faculdade de Direito de Vitória
  • Elda Coelho de Azevedo Bussinguer Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v46i11

Resumen

A filósofa Judith Butler fez diversas críticas ao movimento feminista em seu livro “Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade”. Este artigo busca compreender como a crítica de Butler neste livro interferiu na terceira onda do feminismo. O estudo analisa o pós-estruturalismo e sua resposta crítica ao estruturalismo, as críticas feitas pela autora em sua primeira obra e as três ondas do movimento. Concluiu-se que a rejeição de uma definição do sujeito feminista, a consolidação da necessidade da interseccionalidade proposta por Butler contribuiu para que nascesse uma postura crítica dentro do próprio feminismo.

Biografía del autor/a

Elda Coelho de Azevedo Bussinguer, Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Doutora em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora e professora do Programa de Pós Graduação em Direito da Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

Publicado

2025-12-09

Cómo citar

BRIOSCHI, Lívia; COELHO DE AZEVEDO BUSSINGUER, Elda. A INFLUÊNCIA DE BUTLER NA TERCEIRA ONDA DO FEMINISMO. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, v. 46, n. 46, 2025. DOI: 10.35356/argumenta.v46i11. Disponível em: https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1231. Acesso em: 15 dic. 2025.