O POSITIVISMO, “HISTORIOGRAFIA POSITIVISTA” E HISTÓRIA DO DIREITO

Autores/as

  • Ricardo Marcelo FONSECA Faculdade de Direito da UFPR

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v10i10.667

Resumen

Pretende, o autor, recontar a história do positivismo, elucidando as razões histórias do mesmo ser uma construção típica do século XIX. Para tanto, esboça os seus pressupostos epistemológicos e como eles ocorrem nas ciências humanas e na história. Na seqüência retrata os problemas da abordagem positivista e para finalizar abordando o positivismo e a história do direito.

Biografía del autor/a

Ricardo Marcelo FONSECA, Faculdade de Direito da UFPR

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) em direito da UFPR. Pesquisador do CNPq. Doutor em direito (UFPR) com pós-doutorado na Università degli Studi di Firenze, Itália. Presidente eleito do IBHD (Instituto Brasileiro de História do Direito). Diretor eleito da Faculdade de Direito da UFPR. Autor Convidado.

Cómo citar

FONSECA, Ricardo Marcelo. O POSITIVISMO, “HISTORIOGRAFIA POSITIVISTA” E HISTÓRIA DO DIREITO. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, v. 10, n. 10, p. 143–166, 2013. DOI: 10.35356/argumenta.v10i10.667. Disponível em: https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/667. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos