LIMITES PARA A COMPREENSÃO DA ATUAÇÃO DAS CORTES INTERNACIONAIS QUANTO À DECISÕES JURISDICIONAIS

Authors

  • Francisco Emilio Baleotti Universidade Estadual de Londrina
  • Daniela Hruschka Bahdur Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v46i8

Abstract

O artigo pretende verificar, a partir dos cânones do Processo, a compreensão do princípio da vedação da quarta instância, delimitador do conhecimento de demandas pelas Cortes Internacionais de Direitos Humanos, em especial pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Verifica-se a partir dos elementos do Direito Internacional dos Tratados, da adesão aos Tratados e dos limites impostos pela Carta Fundamental de cada Estado. A aplicação dos cânones processuais à atuação das Cortes Internacionais entende-se como possível, pois, dada a atuação jurisdicional, desenvolvido o processo judicial e sujeita às categorias gerais do Processo como método de atuação judicial para solução de conflitos.

Author Biographies

Francisco Emilio Baleotti, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor aposentado junto ao Departamento de Direito Público da Universidade Estadual de Londrina.

Daniela Hruschka Bahdur, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Filosofia Política pela Universidade Estadual de Londrina.

Published

2025-12-09

How to Cite

BALEOTTI, Francisco Emilio; HRUSCHKA BAHDUR, Daniela. LIMITES PARA A COMPREENSÃO DA ATUAÇÃO DAS CORTES INTERNACIONAIS QUANTO À DECISÕES JURISDICIONAIS. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, v. 46, n. 46, 2025. DOI: 10.35356/argumenta.v46i8. Disponível em: https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1145. Acesso em: 15 dec. 2025.