BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE NO ENSINO JURÍDICO, SUAS RELAÇÕES COM O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E O SUBSTANCIALISMO

Autores

  • Cláudia Mansani Queda de TOLEDO ITE-Bauru.

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v16i16.227

Resumo

O estudo apresenta uma breve reflexão sobre as vicissitudes do ensino jurídico no Brasil e as suas perspectivas no Estado Democrático de Direito. Denota a dissociação do ensino jurídico e da realidade social e suas conseqüências na formação de seus egressos, especialmente no que tange à atuação dos componentes do Judiciário e a ausência de substancialismo nas decisões judiciais. De forma pontual, diante da necessidade de construção de novos paradigmas para o ensino jurídico, apresenta uma crítica à ausências de códigos próprios ao ensino do direito  e a reflexão sobre a possibilidade de , em postura luhmaniana, promover um acoplamento estrutural entre ensino e realidade social para um fim substancialista na concretização dos direitos fundamentais.

Biografia do Autor

Cláudia Mansani Queda de TOLEDO, ITE-Bauru.

Doutoranda em Direito Constitucional na ITE-Bauru e Mestre em direito das relações sociais pela PUC-SP.
Especialista em Educação à Distância SENAC-Curitiba-PR.Advogada.quedatoledo@uol.com.br. Artigo submetido
em 11/06/2012. Aprovado em 31/07/2012.

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Como Citar

TOLEDO, Cláudia Mansani Queda de. BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE NO ENSINO JURÍDICO, SUAS RELAÇÕES COM O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E O SUBSTANCIALISMO. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, v. 16, n. 16, p. 327–335, 2013. DOI: 10.35356/argumenta.v16i16.227. Disponível em: https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/587. Acesso em: 18 jul. 2025.

Edição

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Artigos