VIOLÊNCIA SEXUAL COMO FORMA DE TORTURA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À LUZ DO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS
DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À LUZ DO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.35356/argumenta.v46i13Abstract
Analisa-se o panorama contemporâneo da violência sexual contra mulheres e meninas, suas consequências e estratégias de enfrentamento, com ênfase no reconhecimento da violência sexual como forma de tortura. Com abordagem qualitativa e bibliográfica, examinam-se normas e precedentes do direito internacional dos direitos humanos, especialmente do Sistema Interamericano, e as correlatas obrigações estatais. Evidenciam-se altas taxas de vitimização, subnotificação e deficiências estruturais de proteção no mundo e no Brasil. Sustenta-se a necessidade de políticas multissetoriais sensíveis a gênero e interseccionalidade, articuladas à devida diligência na prevenção, investigação, responsabilização e reparação. Conclui-se que tal qualificação aciona deveres internacionais e requer proteção continuada.Pubblicato
2025-12-09
Come citare
STRACHICINI, Douglas; DE MOURA SOARES, Vladia Maria. VIOLÊNCIA SEXUAL COMO FORMA DE TORTURA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À LUZ DO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À LUZ DO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, v. 46, n. 46, 2025. DOI: 10.35356/argumenta.v46i13. Disponível em: https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/2095. Acesso em: 15 dic. 2025.
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Copyright (c) 2025 Argumenta Journal Law

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY-NC-SA 3.0 BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.







