EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS APACs: O MÉTODO ALTERNATIVO DE CUMPRIMENTO DA PENA NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Suzana Maria da Silva Miranda
  • Ricardo Augusto de Araújo Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i34.303

Palavras-chave:

APAC

Resumo

A pesquisa perpassa o desenvolvimento e manutenção das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados, a partir da constatação acerca da ineficácia do atual modelo de execução penal no Brasil. Diante disso, busca-se demonstrar a eficiência do método APAC enquanto uma experiência digna de cumprimento da pena, que proporciona grande possibilidade de ressocialização, baixos níveis de reincidência criminal e redução de custos. Ademais, aponta-se o estado de Minas Gerais como objeto de averiguação para examinar as atribuições legais do Judiciário e do Ministério Público, além das iniciativas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e do Conselho Nacional de Justiça.

Biografia do Autor

Suzana Maria da Silva Miranda

Acadêmica em Direito da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e bolsista de iniciação científica pelo programa PIBIC/UFLA.

Ricardo Augusto de Araújo Teixeira

Doutor e Mestre em Direito Público pela PUC Minas. Especialista em Direito Público pela PUC Virtual e em Ciências Penais pelo IEC. 

Downloads

Publicado

28-06-2021

Como Citar

MIRANDA, Suzana Maria da Silva; TEIXEIRA, Ricardo Augusto de Araújo. EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS APACs: O MÉTODO ALTERNATIVO DE CUMPRIMENTO DA PENA NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, n. 34, p. 533–554, 2021. DOI: 10.35356/argumenta.v0i34.303. Disponível em: https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/303. Acesso em: 30 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos