UMA MIRADA REFLEXIVA DA EROSÃO DEMOCRÁTICA CONTEMPORÂNEA.
NOVAS DIREITAS, ANÁLISE DE DISCURSO E DEMOCRACIA DELIBERATIVA
Resumo
Como definimos o conceito de erosão democrática? É intercambiável com os de desconsolidação ou regressão democrática? Que tipo de conexão existe entre os termos erosão democrática e a nova direita? É em resposta a essas três questões-chaves que, neste trabalho de pesquisa, nos concentraremos na realização de três objetivos. Primeiro, identificaremos as respostas oferecidas à primeira pergunta por reconhecidos e atuais cientistas políticos e teóricos constitucionais. Em segundo lugar, apresentaremos certas conexões conceituais, empíricas e discursivas entre a erosão democrática e os novos direitos, com base nas contribuições da história política de S. Forti e da ciência política de N. Strobl. Em terceiro lugar, proporemos uma resposta própria, alternativa e exploratória, a essas três incógnitas, a partir de uma concepção reflexiva de democracia deliberativa, construída a partir das contribuições do filósofo político R. Goodin, da socióloga M. Archer e do analista do discurso A. Alejandro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Argumenta Journal Law

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY-NC-SA 3.0 BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.