UMA MIRADA REFLEXIVA DA EROSÃO DEMOCRÁTICA CONTEMPORÂNEA.

NOVAS DIREITAS, ANÁLISE DE DISCURSO E DEMOCRACIA DELIBERATIVA

Autores

  • Nicolás Emanuel Olivares Professor de História Constitucional e Direito Constitucional (UNLPam). CONICET-IESHOLP, Argentina

Resumo

Como definimos o conceito de erosão democrática? É intercambiável com os de desconsolidação ou regressão democrática? Que tipo de conexão existe entre os termos erosão democrática e a nova direita? É em resposta a essas três questões-chaves que, neste trabalho de pesquisa, nos concentraremos na realização de três objetivos. Primeiro, identificaremos as respostas oferecidas à primeira pergunta por reconhecidos e atuais cientistas políticos e teóricos constitucionais. Em segundo lugar, apresentaremos certas conexões conceituais, empíricas e discursivas entre a erosão democrática e os novos direitos, com base nas contribuições da história política de S. Forti e da ciência política de N. Strobl. Em terceiro lugar, proporemos uma resposta própria, alternativa e exploratória, a essas três incógnitas, a partir de uma concepção reflexiva de democracia deliberativa, construída a partir das contribuições do filósofo político R. Goodin, da socióloga M. Archer e do analista do discurso A. Alejandro.

Biografia do Autor

Nicolás Emanuel Olivares, Professor de História Constitucional e Direito Constitucional (UNLPam). CONICET-IESHOLP, Argentina

Advogado (Universidad Nacional de Córdoba), Professor Universitário (Universidad Católica de Córdoba. Pós-graduação: Doutor em Direito e CS. SC. (UNC), Mestrado em Direito e Argumentação Legal (UNC), Bolsista de Pós-Doutorado Interno CONICET-IEHSOLP (2017-2019), Bolsista de Pós-Doutorado Externo CONICET-UdG (2019-2021), Pesquisador Assitente CONICET-IEHSOLP. Trabalho docente: Professor de História Constitucional (UNLPam) e Professor de Direito Constitucional (UNLPam).

Publicado

25-09-2025

Como Citar

OLIVARES, Nicolás Emanuel. UMA MIRADA REFLEXIVA DA EROSÃO DEMOCRÁTICA CONTEMPORÂNEA.: NOVAS DIREITAS, ANÁLISE DE DISCURSO E DEMOCRACIA DELIBERATIVA. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, v. 45, n. 45, 2025. Disponível em: https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1989. Acesso em: 12 out. 2025.