A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS NA DITADURA E A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE: A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA PARA O DIREITO E A JUSTIÇA, A PARTIR DE UM CASO CONCRETO

Autores

  • Raquel Fabiana Lopes Sparemberger Fundação Escola Superior do Ministério Público. Fundação Universidade Federal do Rio Grande-FURG
  • Nathália Silveira de Almeida Universidade Federal de Rio Grande- FURG-RS
  • Daniela Simões Azzolin Universidade Federal de Rio Grande- FURG

Resumo

O estudo tem por objetivo investigar os aspectos teóricos e de ação da solidariedade, elemento principiológico da Constituição Federal. As definições do termo solidariedade propostas pelos autores aqui referenciados carregam a ideia de respeito à pluralidade, aceitação e acolhimento à essência humana. A análise da história contida no livro Infância Roubada, produzido e publicado pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva e que narra a história de uma criança protegida da perseguição política na ditadura brasileira, evidencia o vínculo entre solidariedade e justiça e ainda exemplifica a solidariedade como construção de um ordenamento em que a transformação social acontece de forma ativa com comprometimento para a exclusão de acontecimentos que se mostrem inaceitáveis. Ao longo do desenvolvimento do texto, fica evidente que o coletivo, ao unir forças em favor de um ideal, promove não só a solidariedade, mas o reconhecimento da noção de identidade como justiça. O sentimento de pertença e as vivências, constroem uma memória coletiva compartilhada e capaz de através da recordação das experiências vividas no passado, buscar construir um futuro em consonância com seus anseios. Método de abordagem hipotético-dedutivo, pesquisa qualitativa e técnica de pesquisa bibliográfica com estudo de caso.

Biografia do Autor

Raquel Fabiana Lopes Sparemberger, Fundação Escola Superior do Ministério Público. Fundação Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Doutora em Direito. Pós-doutorado em Direito. Professora dos Cursos de Graduação e Mestrado em Direito da Universidade Federal do Rio Grande e da Fundação Escola Superior do Ministério Público -RS. Professora de Teoria do Direito e Direito Constitucional. Coordenadora dos Grupos de Pesquisa:  Sociedade da Informação e Fake Democracy da FMP-RS e Direito Constitucional e violência da FURG-RS. Professora Colaboradora no Programa de Mestrado em Direito da FURB - Blumenau.

Nathália Silveira de Almeida, Universidade Federal de Rio Grande- FURG-RS

Mestranda em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Aluna especial no mestrado em Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Damásio de Jesus. Especialista em Educação do Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul. Graduanda em Formação Pedagógica -Ciências Sociais pelo Instituto Brasil de Ensino e Consultoria (IBRA). Extensionista no projeto Cravinas, Clínica de Direitos Sexuais e Reprodutivos da Universidade de Brasília (UNB).Graduanda em Letras (UFPEL). Advogada.E-mail:nsdealmeida@gmail.com

Daniela Simões Azzolin, Universidade Federal de Rio Grande- FURG

Pós-Graduada em Direito de Família e Sucessões pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Pós-graduada em Direitos da Mulher e Advocacia Feminista pela Universidade Legale. Mestranda em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). E-mail danielaazzolin@hotmail.com

Publicado

25-09-2025

Como Citar

SPAREMBERGER, Raquel Fabiana Lopes; SILVEIRA DE ALMEIDA, Nathália; SIMÕES AZZOLIN, Daniela. A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS NA DITADURA E A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE: A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA PARA O DIREITO E A JUSTIÇA, A PARTIR DE UM CASO CONCRETO. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, v. 45, n. 45, 2025. Disponível em: https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1227. Acesso em: 12 out. 2025.