A RESSIGNIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO ESTADO E OS ANTAGONISMOS DA SOBERANIA
Resumo
O artigo objetiva analisar a ressignificação dos elementos constitutivos do Estado e os antagonismos da soberania, procurando estabelecer conexões com temas atuais e relevantes de extensão global. O intuito da pesquisa é responder ao problema: no âmbito das crises do Estado e dos antagonismos que operam sobre a concepção de soberania, quais impasses quanto ao seu exercício podem ser apontados em relação aos direitos humanos e, a partir disso, em que medida uma avaliação crítica acerca dos elementos constitutivos do Estado (território, soberania e povo) impõe sua ressignificação no contexto atual? A pesquisa desenvolveu-se por meio do método dedutivo e da técnica de pesquisa bibliográfica. Ao final, a hipótese de pesquisa foi corroborada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Argumenta Journal Law

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY-NC-SA 3.0 BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.