ORGANIZAÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS: ANÁLISE DA PRESENÇA, PARTICIPAÇÃO E PROTAGONISMO FEMININO
Resumo
O presente trabalho visa discutir a participação e o protagonismo feminino nos partidos políticos brasileiros. Com apoio nas concepções teóricas de Robert Michels (1982), para quem os partidos são burocráticos e oligárquicos, elegeu-se os três maiores partidos, em número de filiados, como objeto de estudo. Os partidos políticos fazem parte da estrutura basilar do Estado Democrático de Direito, portanto, possuem protagonismo na democracia representativa. Por meio do cotejo teórico e empírico, infere-se que a forma como se organizam contribui para o afastamento das mulheres da sua organização. A pesquisa é de natureza bibliográfica, documental e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Argumenta Journal Law

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY-NC-SA 3.0 BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.