OS DESAFIOS ADMINISTRATIVOS E PEDAGÓGICOS DA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • René Vial Faculdades Kennedy
  • João Salvador dos Reis Neto Faculdades Kennedy
  • Natanael Átilas Aleva Faculdades Promove

Resumo

Este estudo verifica se os gestores das instituições de ensino superior estão adotando estratégias para dar cumprimento às normas que requerem medidas de inclusão destinadas a suplantar barreiras atitudinais, limitativas da participação e da aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas a partir de uma amostra composta por gestores que trabalham em faculdades no município de Belo Horizonte. Os resultados evidenciam que os gestores, embora compreendam o significado da inclusão educacional, ainda possuem dificuldade para identificar o estudante com deficiência bem como as barreiras de atitude a que estão subjugados.

Biografia do Autor

René Vial, Faculdades Kennedy

Doutor pela PUC-Minas, na área de concentração em Direito Privado. Possui graduação em Direito, especialização em Gestão de Instituições de Ensino Superior e mestrado em Direito Internacional e Comunitário. Tendo concentrado as suas atividades profissionais na área contratual, atuou no sistema financeiro com desenvolvimento de plataformas de negócios e, atualmente, pesquisa as implicações do hipertexto digital na transação eletrônica de consumo. É advogado, membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB-MG, e professor universitário nos seguintes temas: direito civil, direito do consumidor, direito constitucional e direito internacional.
Integra, também, a Associação Mineira de Professores de Direito Civil - AMPDIC e o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis.

João Salvador dos Reis Neto, Faculdades Kennedy

Mestre e Pós-Doutor em Direito. Especialista em Direito Tributário e em Gestão de Instituições de Ensino Superior. Professor de Graduação e de Pós-graduação. Advogado.

Natanael Átilas Aleva, Faculdades Promove

Mestre e Doutor em Odontologia. Especialista em Gestão Educacional. Professor de Graduação e de Pós-graduação

Publicado

25-09-2025

Como Citar

VIAL, René; SALVADOR DOS REIS NETO, João; ÁTILAS ALEVA, Natanael. OS DESAFIOS ADMINISTRATIVOS E PEDAGÓGICOS DA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, v. 45, n. 45, 2025. Disponível em: https://periodicos.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1158. Acesso em: 12 out. 2025.